4/03/2007




"Chega uma idade na vida em que você se revolta com tantas combinações que é obrigada a digerir. Essa foi a fase em que eu fui contra tudo, todos e eu mesma. Estava desprovida dos outros, omissa. Essas atitudes combinaram, me tornei um ser notável, alvo para todos os tipos de criticas e julgamentos. Todos olhavam para mim com cinismo. Eu era indiferente a tudo e a todos. Minha visão era peculiar, por isso queria descobri o mundo da minha maneira."

Este é parte de um texto (monólogo) de um amigo meu chamado Adelcio Cândido. Eu sempre que leio este texto, me vejo refletido nele. Por anos a gente se prende a valores que lhe são impostos, aprendemos desde a infâncias as combinações... surra com o mal feito, riso com o bem feito... natal com presentes...

Quando você descobre que as combinações eram puras farsas, ou que a cruz que te mostraram é muito maior que a que o Cristo de teu, a gente se rebela mesmo; e o melhor é quando combinamos essa fase de "rebelar" com crescimentos... necessariamente, rebeldia não combina com ir contra tudo ou contra todos. Rebeldia também combina com crescimento.

Vou finalizar este post com a ultima fala da personagem: "Aqui na terra encontram-se figuras interessantíssimas. Algumas figuras combinam cinto com sapatos, tons escuro com tons claros. Preto à noite. Figuras combináveis encontram-se fácil nesse planeta. Basta olharmos para nos depararmos com figuras que combinam o incombinável com combinável..."