4/17/2007

Depressão


Essa semana estou lendo a Men’s Health, para quem não conhece, é uma revista que tem como foco o universo masculino e somente para homens de bom gosto.

Uma das matérias que me chamou atenção tem o titulo sugestivo de DEPRESSÃO. Sugestivo? Pára garoto! Que saco! (diria a Flávia do BBB7) Sim. Sugestivo. A depressão é a doença do século. Que me atire uma lata de refrigerante diet (e que seja soda limonada) quem nunca sentiu uma ponta de angústia... solidão... medo... Isso é depressão, que se diagnosticada no começo, tem grandes chances de ser apenas uma “virose”... que passa.

Essa doença (sim, Depressão é doença conforme OMS) já foi por muito tempo somente para as “mulheres” que confundiam com a famosa TPM, hoje ela assola toda a humanidade, não respeitando raça, cor, credo... No universo masculino, para muitos, ainda é tabu... preferimos afugentar nosso estado depressivo malhando ou trabalhando obsessivamente. Assim acreditamos ser possível exorcizar com suor essa angústia sem explicação. Na verdade, enquanto malhamos, ou corremos, ou trabalhamos, não sobra tempo para olhar para dentro de nós mesmos e encarar com coragem a depressão.

Também é comum trocar a ajuda médica pelo álcool, drogas, café... esquecemos que essa fuga é um caminho, muitas vezes, sem volta. O álcool causa dependência, o cigarro aumenta o risco do câncer, o café provoca insônia.

Com conhecimento de causa, vou colocar três atitudes para superar a depressão:
. Assuma o comando de sua vida.
. Confie no seu taco.
. Não tente ser perfeito.

Se continuar na depressão... veja, pela miléssima vez, Scarlet O’hara em ...E O VENTO LEVOU, especificamente a cena da escada, ela dizendo: “vou pensar isso amanha, só amanhã...”.

Brincadeiras à parte, a saída é a ajuda médica, procure sempre que precisar. Quanto mais tempo você ficar deprimido, mas difícil e prolongado será o tratamento.