3/08/2007

UM AMOR PERDIDO?

O que fazer para não sofrer ou esquecer um grande amor? Tem uma música da Fafá de Belém que orienta aos apaixonados a ler antigas poesias, rir em novas companhias e chorar... chorar e chorar! Eu fico com chorar... chorar limpa os poros do coração.


Particularmente só me apaixono até a página vinte... se a paixão não me quer? Eu guardo essa paixão no meu porta-jóia e jogo a chave fora... a fila anda! Tem muitas janelas abertas, não se pode ficar parado em frente a porta fechada. O livro tem mais que vinte páginas.


Você já percebeu que as Helenas de Manoel Carlos não sabem amar? Elas sempre estão acima do bem e do mal e sofrem por isso, afinal são elas quem decide quem elas querem amar. Mas quando amam, suas Helenas amam até a última gota e não se importam com as conseqüências, assumem seus amores e também os seus erros... se necessário, elas trocam bebês... assumem amores para obter uma medula... adotam crianças que fizeram o parto sem o conhecimento da verdadeira família... essa é a forma delas amarem. Eu tenho um amigo que é desse jeito... ele é capaz de mover um mundo por um amor/amigo... até pelo amor do muquinho ele foi capaz de fazer uma cena no Carrefour.


Nós amamos muitas coisas... família... amigos... emprego... vida social... só temos que saber fazer as escolhas certas e assumir as conseqüências da dimensão desse amor. Vinicius de Moraes diz: "... todo grande amor/ Só é bem grande se for triste"...mais eu insisto que não! um grande amor pode ser grande, sem ser triste.