10/24/2009

De 24/10/2009




Somos ridicularmente humanos e temos o mesmo destino. No final, ela vem, muita linda e elegante: a Dona Morte Definitiva da Silva Prasempre, vem nos buscar. A morte as vezes, não é nada educada, porque aparece sem avisar, assim do nada, sem fazer barulho ou alarde.

Mas, por outro lado, temos a Dona Vida Pulsante Contraditória de Silva Divina Eterna. A vida: tão doida, cada hora, ela nos leva para um lado e outro sem parar, sem nos dar tempo para pensar, aliás, ela vai que vai e temos que ir também.

Isto posto e considerando que hoje dar início a um novo ciclo, consegui aprender algumas coisas:

* Voce aprende que aprende o tempo todo: errando, acertando: pelo prazer ou pela dor, que coisas vem e vão.

* Aprende que muita gente vai te amar, te odiar. Que é importante desencanar de agradar a todos, mais agradar a si mesmo faz bem pra pele.

* Aprende que na vida não se pode faltar gentileza, respeito pelo próximo e pelas diferenças, porque graças a Deus, este mundo tem várias verdades. Viva as diferenças, principalmente as de preço em uma liquidação.

* Aprende que risadas, água, livros, amigos ,viagens, ginástica, música, comédia, são as coisas que não vivo sem, são coisas que me trazem felicidade.

* Aprende que não vale a pena ser um prostituto na sua vida: Então, trabalhe com o que você gosta! No seu tempo livre, ande só com os amigos que você gosta, não faça média, se recuse a dividir uma mesa do almoço de domingo com quem você não gosta. Tempo livre e uma viagem para Nova York são os verdadeiros luxos da vida!

* Aprende que não vale a pena guardar mágoas. Que vale a pena brigar quando tiver que brigar e pedir desculpas, quando achar que deve pedir. Sentir raiva e amor é ótimo, assim a você entenderá a diferença entre os dois.

* Aprende que nem tudo você pode conquistar, mas muita coisa voce pode conseguir. É a vida, que muitas vezes não é justa, e não adianta julgá-la, porque ela continuará igual, pois é maior que nós. Na dúvida, use o VISA e o MASTERCARD, eles sempre dão uma ajudinha na auto estima!

Finalmente: ame e dê vexame, mas longe de mim, por favor!

(adaptado de um texto do C. Pior)

10/21/2009

FLOR



Acordo: lá em baixo já vejo meus pés sobre às pedras do sofrimento, levados pela minha fragilidade e meu medo inevitável a trilhar pelos caminhos dos fantasmas e das sombras.

Levanto: preciso logo me livrar dessas pedras, tenho pressa, tenho urgência em fugir das respostas fáceis e prontas.

É dia: à frente o caminho do sofrimento e o caminho da alegria. Diante da decisão, silencio - é melhor o silêncio, uma pausa, que uma atitude que possa ferir minh'alma.

Já bem dito, disse Cecília Meireles: E é nisso que se resume o sofrimento: cai a flor - e deixa o perfume no vento!

10/18/2009

ESPELHO




Olhei novamente para aquele jovem: cheio de vida e de conflitos. Cheio de respostas e de ansiedades. Cheio de alegrias e de lágrimas. Onde estava o segredo? Porque o destino teimava em brincar?

Olhei novamente para aquele jovem: por fora um largo sorriso, uma gargalhada cujo eco que se podia ouvir há vários quilômetros; que era uma raridade alguém acusá-lo; que tinha tanto amor para os outros e pouco amor para si; que buscava uma saída num caminho cuja luz o haviam tirado, cuja bússula estava estragada, cujo mapa havia cortado a parte principal.

Pela terceira vez olhei para aquele jovem parado diante do espelho: confuso e com as respostas, sozinho e rodeado de pessoas queridas, triste e com todos os motivos para sorrir.

Talvez, apenas talvez, se olhasse no oceano dos seus olhos descobrisse a reposta certa, mais era necessário alguém tira-lhe as mãos do seu rosto.

A sua procura: uma paz, sem culpa.

10/12/2009

SURPRESA



A vida: uma caixinha de surpresas! Sim, uma bela caixinha de surpresas. Porém não espere que se você colocar virtudes nessa caixinha, vai tirar felicidade. Se tiver esperando, sinto que você vai ficar um pouco decepcionado.

Conheço pessoas que só ajudam para serem ajudados, só beijam para ser beijados, só abraçam para serem abraçados: acham que com isso estão enchendo suas caixinhas de coisas boas. Pessoas que querem comprar seu espaço. Daí fico imaginando se o Cristo tivesse pensado da mesma forma durante sua subida ao Calvário, se tivesse atentado para cada olhar de piedade ou devolvido cada agressão. Como nos perdemos enquanto estamos envolvidos apenas com nosso mundo! Como nos distanciamos de nós mesmos quando nos preocupamos apenas o que os outros pensam. Se tivesse que dar-lhe um conselho, diria: não faça de sua vida um programa de TV, não faça medições de ibope quando fizer o bem ou o mal.

Seja único, seja você.
Apenas você e sem máscara, pois pode ser que, por usar tanto essa máscara, em algum momento os outros se confundam entre você e sua máscara.

10/03/2009

OLIMPIADAS



Merecido!
Coerente!
Desafiador!

Assim vejo a Olimpiada de 2016 no Brasil.


Eu acredito!

10/02/2009

De 02/10/2009



Falaram-me de Ti... que não desprezas o quebrantado de coração, que conheces os meus pensamentos, que posso entregar os meus problemas.

Ouvi dizer... que quando Tu caminhas rios viram passarelas, a tua saliva faz os olhos se abrirem para a primavera, que é possível um jantar contigo, que tua bondade é visível ao ver uma lágrima.

Li... que Tu restauras sonhos, que trazes de volta o que foi roubado, que contigo esta a chave da vitória.

Um dia eu te conhecia: misericordioso, bondoso, amigo, companheiro... irmão.

Bons tempos foram aqueles, quando minha cruz era exatamente do tamanho que Você me entregou. Cresci e tudo se tornou mais cruel. Queria encontrar uma árvore para subir e de lá ouvir tua voz a me dizer: “desce, hoje mesmo vou à tua casa”.

Quero voltar ao começo de tudo. Sentir exatamente apenas o peso da cruz que Tu me deste. Alimentar-me não de migalhas, mais da mesa farta preparada ao filho pródigo.