5/08/2007

a culpa


- Preciso de te contar uma coisa.
- Então conta.
- Não sei por onde começar.
- Começa do começo. É mais fácil
- "Se eu tiver que me arrepender, que eu me arrependa por ter feito o serviço completo".

O trecho acima foi retirado de uma fala que tive com um grande amigo. Muitas vezes deixamos de ser felizes pelo simples fato da "culpa" que vem depois do ato. Fazemos e nos culpamos; depois, muito tempo depois, descobrimos que a culpa era só um "fantasma", até porque "pro erros há o perdão", ja dizia o poeta.

Desde que o mundo é mundo sempre vai existir os erros... os acertos... os amores... os desamores... o hoje vai ser ontem amanhã e o amanhã deixa de ser amanhã e torna-se presente... e sabe desde quando o mundo é mundo? desde quando nos entendemos por gente e ele vai deixar de ser mundo no dia em que partirmos.

Nossa passagem por esta dimensão está ligada ao crescimento, ela está apenas nos direcionando ao caminho de volta do paraíso perdido. Nos culpamos e deixamos de ser felizes, contrariando nossa missão. Jorge Fernando fala muito bem sobre este assunto no espetáculo BOOM (eu tenho o DVD e ja assisti dezenas de vezes).

A vida é uma grande brincadeira, mas uma brincadeira séria. Então podemos nos culpar... mais não recomendo que nessas culpas você possa ferir a sua "consciência". Ferir a consciência é diferente de culpar... mais este é um assunto para outro post.